Seções do artigo
TogglePara os desenvolvedores experientes e o novato completo, o WordPress tem algo a oferecer. Mas, assim que você começar em seu caminho de WordPress iniciante, você terá dúvidas em como iniciar um blog wordpress e saber qual plataforma escolher, nem o grande desenvolvedor de sucesso nasceu sabendo e você vai se perguntar: “Preciso wordpress.com ou wordpress.org? Qual é a diferença?!“
As pessoas discutem bastante a diferença sobre isso de qual o melhor e qual o pior, então eu decidi escrever um guia para tirar todas as dúvidas em relação a qual escolher.
Explicar a diferença entre os dois é realmente muito fácil, mas escolher entre eles pode ser mais difícil.
WordPress .com = Hospedado para você
WordPress .org = Open source, auto-hospedado
WordPress.com é uma plataforma de blogs hospedados – o que significa que o site WordPress.com hospeda seu blog para você. Semelhante ao Blogger ou Tumblr, você está livre para se concentrar em seus posts sem um cuidado no mundo para a forma de como o sistema realmente funciona. É de longe a maneira mais fácil de obter um blog instalado e funcionando para um iniciante completo.
A WordPress.com básica é totalmente gratuito, mas você vai ficar preso com o dominio http://yourdomain.wordpress.com, que é basicamente a pior coisa no mundo que você jamais poderia fazer. Por quê? Pela simples razão de que, se o seu blog sempre ganha alguma força, e você deseja adicionar publicidade e de acolhimento em outros lugares – fica um pouco mais de controle criativo sobre tudo – você vai perder todo o valor de SEO e tráfego que você construiu até aquele ponto. No mínimo, você deve comprar um domínio personalizado para o seu site WordPress.com – mas este é um upgrade opcional que custa R$ 25 / ano.
Por outro lado, o custo de comprar a sua propria hospedagem no qual você irá instalar WordPress.org varia muito dependendo de suas necessidades. Isso é um pouco mais do que a maioria das pessoas vai querer gastar, é claro, mas lembre-se se o seu blog é popular a publicidade vai pagar por tudo isso e muito mais.
Com um site hospedado no WordPress.com, você nunca precisará se preocupar com a atualização de plug-ins ou arquivos core do WordPress, porque tudo será feito para você. Você não precisará lutar para atualizar quando uma nova vulnerabilidade de segurança for encontrada e você nunca precisará acordar para descobrir que seu site inteiro foi ultrapassado por hackers russos e está redirecionando todos para um site de phishing obscuros. Você não precisará verificar novamente quaisquer temas que você instalar para links mal-intencionados e código ofuscado – porque eles não estarão disponíveis para você em primeiro lugar.
Quando você hospedar seu próprio site WordPress.org, você é, naturalmente, livre para instalar qualquer plugin ou tema que você deseja – assim código malicioso é algo que você precisa estar ciente. Felizmente, o WordPress agora tem um aviso amarelo brilhante na parte superior do painel de administração se uma atualização principal estiver disponível – para novos recursos ou patches de segurança – mas quando você gerencia centenas de sites, essas atualizações podem ser ignoradas por bastante tempo.
Há um risco de segurança em hospedagem no seu proprio site sem dúvida, mas backups regulares, manter-se atualizado, e aderindo a apenas temas e plug-ins encontrados no repositório WordPress pode mitigar este risco de 99%. Às vezes, porém, você precisará mergulhar em FTP ou a linha de comando no seu servidor, a fim de consertar as coisas. Se você não está disposto a fazer algumas pesquisas no Google para descobrir por que seu site está mostrando uma página em branco, por exemplo, é melhor você ficar com o WordPress.com. As coisas podem e vão dar errado com uma instalação auto-hospedado, e será somente você que vai poder corrigi-los.
Estabilidade também deve ser mencionado – se você bater a primeira página do Digg ou Reddit por exemplo, você vai ver um enorme fluxo de tráfego. Se você fosse hospedar com WordPress.com, não haveria problemas. WordPress.com é construído em nuvem de hospedagem, e se você tem um visitante de um dia ou um milhão, ele vai lidar muito bem. Você não precisará pagar taxas extras por largura de banda adicional. Se você auto hospedase em um host de orçamento, seu site simplesmente entraria em colapso.
Agora, existem certas coisas que você pode fazer para manter uma instalação padrão do WordPress.org – afinal, o MakeUseOf trata milhões de páginas vistas diariamente em uma instalação do WordPress.org, mas isso custa dinheiro. Servidores mais potentes, plugins de cache complexos, tais como W3 Total Cache, um CDN para hospedar sua imagem, arquivos CSS e JavaScript, software servidor diferente, usando CloudFlare para fornecer uma cópia de segurança do local no caso de você ficar offline. É possível escalar um self-hosted WordPress.org, certamente, mas apenas mais difícil.
À frente da CWB Sites, há mais de 10 anos ajudo clientes de Curitiba a crescer no mundo digital. Acredito que um bom site é mais do que design: é estratégia, performance e conexão com as pessoas certas.